Seja Grato!

Existem duas características que podem mudar a vida de qualquer ser humano.

Claro que as duas exigem determinado esforço para se tornarem hábitos nas nossas vidas. Mas mesmo um pequeno crescimento em direção a estas duas características já gera um saldo positivo na sua vida.

Uma das características é a empatia. Inclusive esse ano, descobri um termo que é escuta empática. Se você pratica a empatia de forma verdadeira na maioria das suas relações diárias (mãe/pai, amigos, família, namorada(o), chefe, subordinados…) você se torna uma pessoa mais atraente psicologicamente falando.

Você gosta de conversar com alguém que mexe no celular enquanto você está ali se abrindo, contando uma coisa que te aflige, ou com alguém que olha nos seus olhos, para tudo que está fazendo para te ouvir e faz perguntas que muitas vezes até te ajudam a chegar a uma solução?

Pois é, isso é uma escuta empática. É a pessoa que ouve o outro, tentando se colocar no lugar do outro. Fácil de praticar? No início não. Vale a pena aprender? Demais.

Outra característica simples pra caramba, mas normalmente não utilizada é a gratidão.

Acredito muito no poder da palavra, na força da atração e tudo mais. Mas isso é diferente.

Cientistas de Indiana (EUA) concluíram que ser grato por pequenas coisas da vida causas mudanças cerebrais reais. Nos testes que eles fizeram, também descobriram o que me faz pensar que talvez gratidão seja o hábito chave, pra quem está com uma vida difícil: pessoas que se tornam mais gratas, automaticamente também se tornaram mais empáticas.

Os cientistas descobriram, que o exercício da gratidão tem um poder duradouro. Mesmo três semanas depois do experimento, o cérebro das pessoas ‘se lembrava’ do comportamento de gratidão e continuavam agindo de forma mais carinhosa.

Os estudos sobre gratidão são bem recentes, mas fica claro o poder desse hábito. Vários coaches financeiros famosos dizem que ser grato, é um dos primeiros passos para quem quer ser rico.

E é um pensamento lógico. Quanto mais grato você se sente por aquilo que você já tem, menos deseja ter aquilo que não tem. E pra crescer financeiramente, um dos pontos iniciais mais importantes, além de controlar seus gastos é diminuir os gastos desnecessários.

Seja Grato!

Pensando em ajudar as pessoas a criar o hábito da gratidão, eu desenvolvi um aplicativo que se chama Seja Grato! E o principal objetivo dele, é te ajudar a anotar qualquer coisa que você fica feliz por ter.

Temos tendência a valorizar apenas as grandes coisas: se formar, ser promovido, casar, ter um filho. Percebe como focamos nos objetivos? Mas a nossa vida acontece mesmo é no caminho, é no dia-a-dia. E todo dia acontece uma pequena coisa que podemos agradecer ao universo por tê-la. Seja aquele banho quentíssimo no frio, aquele café da manhã que você gosta, um abraço de um amigo, poder vestir aquela blusa legal, ter dinheiro pra fazer um lanche, assistir um filme legal, ter amigos, fazer alguém sorrir, dar uma gargalhada, poder dormir até mais tarde em um domingo, poder ajudar seus pais, dar um presente a alguém, cuidar de alguém, ter um smartphone, ter um notebook, ter um tênis legal para sair, conhecer alguém legal, conhecer um blog legal, se lembrar do aniversário de alguém. É sério, tem muita coisa que você pode e deve agradecer todos os dias por ter.

2t1

Então dá uma olhada lá no app, que por enquanto está disponível apenas na Google Play. O app não tem nenhuma propaganda ou intuito financeiro. Nosso objetivo é tornar um mundo um lugar melhor já que a gente vive nele né? 🙂

E vamos começar isso espalhando gratidão em nossas vidas com o Seja Grato!

google-play-store-logo-54012

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s